Nunca é tarde para parar de baixar eBooks piratas

Photo by freestocks.org on Unsplash

    Você já deve ter ouvido falar de pirataria digital, principalmente no meio da música, mas o que você talvez não saiba, como leitor, é o quanto a pirataria é prejudicial no mercado literário também. Segundo Scott Turow, um dos autores mais bem sucedidos do thriller jurídico, os e-books tornaram a pirataria uma brincadeira de criança. Para Russel Grandinetti, diretor de Kindle Amazon, o problema da pirataria acontece quando buscam algo que não está na loja. A conversa hoje é um pouco mais séria, pois precisamos nos tornar conscientes do quanto um simples ato, como baixar um livro, pode prejudicar todo o mercado literário e ao fazer isso você está, de certa forma, roubando aquele autor que tanto gosta. Então senta aí, pega um café e vamos conversar.

    Antes de discorrer sobre o assunto, no entanto, eu preciso dizer, ou estaria sendo hipócrita, que também já baixei ebooks de forma ilegal, quando eu nem mesmo tinha conhecimento dos leitores digitais. Na época não me parecia prejudicial fazer o download de um livro em PDF que eu não tinha condições de comprar, mas depois de anos observando de perto como funciona o mercado literário no geral e as dificuldades que editoras e autores independentes enfrentam, é que eu percebi que havia algo errado no meu comportamento. Aquilo não estava certo, eu como leitora, como blogueira literária e como ser humano, deveria estar incentivando a compra dos livros ao invés de o contrário. Por isso eu resolvi parar de baixar eBooks piratas. 

     O comércio e a distribuição de cópia não autorizada é o que define a pirataria, considerada crime no Brasil e que fere a licença de copyright. A lei 9.610 (de 19/02/1998) regula os direitos autorais e os que lhe são conexos, e a lei 10.695 (de 01/07/2003) do Código Penal deixam claras quais as punições possíveis para os responsáveis do compartilhamento ilegal. 

     Quando você faz um download de um livro digital que não tenha sido previamente disponibilizado pela Editora ou pelo próprio autor, você está infringindo as leis dos Direitos autorais, portanto está cometendo um ato ilegal. Mas as consequências disso são ainda maiores. Ao deixar de comprar para baixar, ocorre um rompimento no ciclo econômico, pois o livreiro perde inúmeras vendas, deixa de comprar das Editoras, que deixam de publicar os livros dos autores, que perdem a motivação para escrever novos livros. Isso sem mencionar os funcionários de livrarias, das próprias editoras e suas famílias que dependem deste sustento. 

     A verdade é que enquanto nós entendermos que escrever é uma profissão como qualquer outra e que, portanto, pessoas dependem desses valores para pagar suas contas, o cenário dificilmente irá mudar. Tal comportamento, por mais inofensivo que pareça, gera bilhões em prejuízo aos mercados estabelecidos, o que acaba encarecendo cada vez mais os preços dos livros e não o contrário, como muitas pessoas acreditam e defendem, utilizando do argumento de que o preço de eBooks é extremamente abusivo no Brasil. Mas já pararam para pensar que talvez isso se deva ao custo de inúmeras alternativas e plataformas que aos que recorrem as editoras e autores, para minimizar o compartilhamento ilegal?

      O fato é que nunca é tarde para tentar mudar um comportamento e se você já fez, faz, conhece alguém que utiliza deste método para ler, vamos pensar juntos sobre o assunto. O que vocês acham? Deixem suas opiniões nos comentários!


REFERÊNCIAS:
Planalto Lei Nº. 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998
Planalto Lei Nº. 10.695 de 01 de Julho de 2003

5 comentários :

  1. Oii Taísa,
    Escrevi um post sobre isso a algum tempo atrás, e também admito que já baixei e-books na internet por pensar que "eu só estou baixando esse aqui, mas tem muita gente que vai comprar o físico" como se o fato de outros leitores comprar aquele livro diminuísse a minha penalidade. Mas hoje eu entendo e concordo com você: nunca é tarde para parar de promover a pirataria. Soube que um dos maiores sites que "disponibilizam" e-books está sendo fechado, o engraçado é que eles acreditam que "o conhecimento deve ser gratuito", sendo essa uma frase verdadeira, porém inadequada para o que eles fazem. Escritor também paga as próprias contas e nós como leitores que amamos tanto o trabalho deles deveríamos contribuir de forma positiva, principalmente ao lembrar como funciona o repartimento de custos de um único livro, entre livreiros, editora, autores, etc. Ou seja, não é apenas o escritor que precisa pagar as contas. Um ótimo meio para quem não pode comprar tantos livros ou e-books (como eu) são os planos mensais, como o Kindle Unlimited. Não encontro todos os livros obviamente, mas leitor que é leitor apenas deseja ler, certo? E tem ótimos títulos no serviço da Amazon, incluindo clássicos. Enfim, belíssimo post/matéria!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, já seria hipocrisia se eu também dissesse que nunca li um ebooe pirata. Mas hoje, combo aumento dos e-books e principalmente com a conta KU disponibilizado pelo Kindle, não tem mais desculpa para tal ato, visto que com 20 lemos de tudo. Ótima postagem, parabepa pelas colocações.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Taísa, sua linda, tudo bem?
    Eu não faço leitura digital, por isso não tenho muita noção desse assunto. Prefiro os livros físicos e torço para que eles continuem existindo, pois desde a venda dos e-books o fim do formato físico passou a ser um assunto em pauta.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Oi Taísa,
    Nunca me inteirei muito sobre isso, pois sempre priorizei livros físicos.
    Vamos torcer para que eles sobrevivam a toda essa problemática.
    Bjs.
    Pris

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto precisa ser constantemente discutido e pensado considerando todas as camadas da população. De forma geral, não, não concordo com a prática, mas se for pensar de modo específico, há sempre prós e contras neste processo que merece ser debatido exaustivamente. entretanto, muita gente que vejo com a prática, infelizmente, tem condições de comprar o livro.

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © Toca Geeky | Universo Geek, Lifestyle e muita criatividade!. Made with by OddThemes . Distributed by Weblyb