Como se organizar para semana de provas usando resumos

Photo by Green Chameleon on Unsplash

    Olá Geekys, tudo bem? Por aqui anda super corrido e talvez por isso vocês não encontrem sempre os posts nas datas pré estabelecidas (Segunda, Quarta e Sexta), pois estou no último semestre da faculdade e tenho mil e uma coisas pra resolver. Como minha faculdade é de apenas dois anos, a instituição só liberou os estágios e a Orientação para o TCC agora, então imaginem: estou trabalhando, assistindo aulas, fazendo estágios, fazendo TCC, vários outros trabalhos acadêmicos e não posso deixar de me preparar para a semana de provas que está chegando. Portanto resolvi dar uma respirada aqui hoje e contar pra vocês minha tática preferida para estudar para as provas sem precisar passar HORAS estudando, afinal tempo é algo que eu definitivamente não tenho sobrando. 

  Sempre fui conhecida pelos amigos (desde que cursei meus breves anos de Psicologia) pelos resumos. Não consigo gravar determinadas matérias apenas lendo várias vezes, por mais que eu preste atenção nas aulas, então desde cedo comecei a usar os resumos como uma forma de pôr nas minhas palavras o que eu entendia da matéria, resumindo e pontuando os assuntos mais importantes que eu achava que iriam cair nas provas. Hoje em Gastronomia eu faço a mesma coisa, então por quê não contar pra vocês um pouquinho de como eu preparo meus resumos? 

Organize as prioridades 

    É importante estar atento ao horário da sua semana de provas e verificar quais disciplinas terão o teste primeiro além é claro da entrega dos trabalhos: se pra você é mais importante entregar o trabalho primeiro então entregue, depois faça o resumo. Eu prefiro fazer os resumos na ordem cronológica, pois quando eu dou prioridade à uma disciplina X achando que a outra vai ter a prova mais fácil, acabo me ferrando. Fazendo na ordem posso dar a mesma prioridade a todas e estar preparada a tempo para cada prova. 

Tenha toda a matéria

    Não pensem vocês que eu não falto. Falto sim, mas corro atrás da matéria depois: pego slide com professor, cobro os mesmos quando eles não mandam, peço pros amigos, sei lá. Qualquer assunto faltando é um ponto a menos na prova e todos nós sabemos que um ponto faz diferença SIM no final do semestre. Então junte o máximo de informação que puder; organize os conteúdos pela ordem dada; selecione os tópicos que você acha mais importante e coloque no papel da maneira como você entendeu: nunca faça no resumo uma cópia lavada do slide ou do texto, porque isso é decoreba. Você precisa mesmo entender aquilo. 

Utilize canais alternativos

     Continua sem entender? O texto não estava claro? Procure vídeo-aulas, peça ajuda novamente aos amigos que entenderam: mas faça o assunto entrar na sua cabeça de forma clara. Não adianta eu saber citar todas as etapas do fluxograma de um frigorífico e não saber explicar como e porquê eles ocorrem. Tô sendo nerd demais? Talvez sim, talvez não. Meu intuito não é ditar regra de como você deve estudar, cada um tem liberdade de escolher a tática que se sente mais à vontade, só estou compartilhando a minha preferida. 

Leia o resumo próximo da prova

     Você deve sim ler com antecedência, enquanto estiver fazendo, logo após fazer e por aí vai. Depende da sua disponibilidade. Porém ler uma vez só e depois só lembrar do resumo quando não souber responder aquela questão X do teste não adianta. Leia com antecedência para entender, leia um dia antes da prova para gravar e leia de novo nos últimos momentos para se certificar. E a partir daí é torcer pra passar direto, o que tem funcionado comigo. 


     E com vocês? Quais táticas funcionam melhor na hora de estudar para provas, concursos e apresentações? Vamos conversar nos comentários e deixar dicas para os outros colegas! 

Fonte das imagens pequenas: 1 | 2 

Postar um comentário

My Instagram

Copyright © Toca Geeky | Universo Geek, Lifestyle e muita criatividade!. Made with by OddThemes . Distributed by Weblyb