BEDA 19 | Tudo bem abandonar livros

by - domingo, agosto 19, 2018

Photo by Florencia Viadana on Unsplash


    Eu já falei pra vocês anteriormente que não existe receita para ler mais e também já dei dicas de como organizar suas leituras, mas se tem um assunto que eu ainda não abordei aqui no blog foi o ato de abandonar um livro. Todo leitor, blogueiro ou não, já passou ou passará pela experiência de abandonar uma leitura um dia, por variados motivos, às vezes a narrativa não flui, os personagens não se desenvolvem, a história é parada demais ou alguma coisa dentro do livro fez com que surgisse a necessidade de seguir em frente. O fato é que nenhum leitor gosta de ter que fazer isso, mas hoje eu vou contar pra vocês uma coisa: tá tudo bem em abandonar um livro porque você pura e simplesmente não é obrigado. Ponto.

     Nem todo livro é bom, nem todo autor é perfeito e durante a nossa vida vamos nos deparar com milhares de livros medianos, ruins ou até mesmo péssimos. Acontece. Insistir às vezes acaba nos surpreendendo, o livro pode acabar se transformando, mas nem sempre isso acontece e é necessário saber a hora de deixar pra lá. De seguir em frente e escolher outro título pra ler, porque forçar a barra em uma leitura que não está rendendo nos impede de encontrar outras histórias maravilhosas que poderíamos estar aproveitando muito mais.

    Ser um leitor não é sobre a quantidade de livros que você lê, mas sobre a qualidade da sua leitura e das lições que você consegue extrair de cada um e levar pra sua vida. Eu já li mais de duzentos livros na vida (para alguns isso é pouco, ou muito, pra mim é relativo) e em comparação só abandonei uns cinco ou seis. Ou seja, eu tento até onde eu sei que é o meu limite e repito pra mim mesma que "está tudo bem" se eu precisar abandonar, porque não é uma vergonha. Tem livros que exigem um momento certo ou até uma experiência maior pra serem compreendidos e não tem nada de errado se pra você ainda não é o momento de ler aquela história.

    Estou escrevendo este texto porque durante um tempo eu sentia sim vergonha de admitir que abandonei uma leitura ou outra, que não consegui entender ou que não gostei. Mas hoje eu sei que tudo bem, hoje eu sei que pra que uma leitura seja saudável ela precisa ser desejada, precisa ser cativada e nem todo livro consegue gerar isso na gente. Então não se cobre tanto, não leia apenas por ler ou por prazos de parcerias ou pra provar algo pra alguém, leia porque quer. E se não quiser tudo bem, parte pra próxima. Tá tudo bem

You May Also Like

5 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Super concordo com essa sua postagem, muito recentemente descobri o alivio que é deixar um livro de lado. Tentei por quase um ano fazer a leitura de um determinado livro e a leitura nunca fluiu por "n" motivos até que simplesmente resolvi deixar de mão e isso não me fez menos leitora e nem menos compromissada com as minhas leituras.

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Luna, abandonar um livro não faz de ninguém menos leitor. Falou tudo, que bom que passou pela experiência sem problemas!

      Excluir
  2. Eu sinceramente não vejo problemas em abandomarmos uma leitura. Se não está fluindo, para e pronto. Eu normalmente costumo intercalar com outro livro, pois sempre acho que vai dar em algo, mas não condeno que pare de vez. O dia que achar que não dá, pacoencip.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu não sinto vergonha de dizer que abandonei algum livro. Mas, eu tento não abandonar se conseguir. Mesmo que seja "ruim" tento me esforçar para chegar ao final e conseguir mostrar o que não me agradou. No entanto, quando a leitura é extremamente arrastada + a história não chama a atenção, fica difícil de chegar até o final. Abandonei uns três livros até hoje, um deles é comer, rezar, amar - que todos falaram muito bem, mas não funcionou pra mim. :/
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Já abandonei vários livros, principalmente os panfletários por não fazer meu estilo, nas primeiras páginas fico irritada e abandono linda. Outra coisa, sempre ensino isso aos meus alunos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.