BEDA 16 | Como a Gastronomia me escolheu


   Se tem uma coisa que sempre me perguntam é "Você sempre gostou de cozinhar?" e eu vou ser bem sincera: não. Nem sempre fui boa na cozinha, inclusive ainda tenho um longo caminho pela frente, mas ser Cozinheira ou Chef nem sempre foi o meu sonho. Quem me acompanha desde o começo sabe que eu cursei alguns anos de Psicologia e, até então,eu não me imaginava fazendo outra coisa. Muito menos ficar em pé durante horas na frente do fogão, por isso hoje eu vou contar pra vocês a história de como eu fui parar na faculdade de Gastronomia. Caso você esteja estranhando este post num "blog literário" fique atento pois o blog está em processo de mudanças e logo terá outro nome e novos assuntos agregados.

    Quando eu tranquei o curso de Psicologia (por motivos pessoais e financeiros) eu me senti decaindo, todas as minhas amigas continuaram o curso e se formaram enquanto eu não sabia qual rumo tomar em seguida. Queria muito mais pra mim e não sabia o quê ou como fazer. Nesta mesma época passei por vários problemas familiares também, éramos só eu, meu irmão e minha mãe (que trabalhava em dois empregos pra manter a casa), o que acabou fazendo com que eu tivesse que cuidar dos almoços e das jantas. E no começo era um saco ter essa obrigação, eu fazia tudo errado ou não tinha vontade de fazer, mas aos poucos fui procurando receitas e técnicas novas, pra sair da mesmice. Foi assim que eu descobri que cozinhar não era chato, só pedia dedicação. 

    Como se não bastasse eu fui demitida do emprego, o que me deu mais tempo livre pra pensar por um tempo no que eu queria pra minha vida. Nessa fase eu pensei em fazer Biblioteconomia, voltar pra Psicologia em uma faculdade pública e comecei a pesquisar alternativas. Nesta altura do campeonato eu já estava sendo muito elogiada em casa pelos meus dotes culinários e então de repente a resposta para todas as minhas dúvidas apareceu de maneira óbvia, como se ela estivesse sempre ali. "Por quê não cursar Gastronomia?". Pesquisei muito sobre o curso Técnico em Alimentos (Fatec) e também Gastronomia (Faip), ambos na minha cidade e depois de analisar as grades optei pelo segundo.

    Quando e inscrevi no vestibular ainda não era minha primeira opção, eu tinha muita insegurança com a profissão e jamais me espelhei em Reality Shows como Masterchef, apesar de adorar assisti-los. Meu medo era não me adaptar, descobrir que aquilo não era pra mim e - por sorte - foi o contrário que aconteceu. No dia do vestibular a turma foi guiada à um passeio na universidade para conhecer as cozinhas pedagógicas e ali a fagulha começou a crescer, mas só durante o curso, tendo aulas na cozinha  e descobrindo cada vez mais sobre como misturar e harmonizar sabores distintos foi que eu tive a certeza de que era isso que eu queria. 

    Hoje, no último semestre da faculdade, eu sinto que só estou começando a aprender. Quero fazer mais cursos dentro da área, procurar especializações, descobrir mais e mais técnicas. Cozinhar pra mim mesma ainda é chato ás vezes, tem dias que eu só não estou afim, mas quando eu cozinho pra alguém (seja uma ou várias outras pessoas) eu me sinto mágica. Adoro a sensação de poder encantar alguém com sabores e texturas diferentes, desde um Feijão com arroz à um Gravad Lax. Por essas e outras eu digo que a Gastronomia me escolheu, porque por muito tempo eu não pensei nisso como uma profissão, mas hoje eu quero dar o melhor de mim pra me tornar uma boa cozinheira.

6 comentários :

  1. Que legal Taísa, muito bom conhecer um pouquinho mais de você!
    Cozinhar bem p mim é um dom, parabéns!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de fazer posts assim, mais pessoais, espero trazer mais deles...

      Excluir
  2. Nossa que texto lindo. O que dizer sobre você estar seguindo coisas do coração, apenas que você seja muito feliz nessa trajetória inteira que vem por ai, tudo de bom pra você nesse novo início. No momento eu tenho bastante vontade de cursar Psicologia, na verdade é meu sonho, mas vai que acontece algo e eu pule pra outra coisa bem diferente igual você, hehe, nunca se sabe. Apenas o futuro é que pode dizer coisas sobre a gente, no momento a gente só pode construir esse é o papel do presente! ♥

    https://sorrisodevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adeeh, espero que consiga realizar esse seu sonho, antes eu sentia vergonha por ter "trancado/trocado de curso", mas hoje não tenho mais, Psico é um curso maravilhoso e UM DIA eu pretendo voltar sim, mas só pro meu conhecimento, não pra atuar na área. Fico feliz que tenha gostado do post, volte sempre <3

      Excluir
  3. Ai miga, que coisa linda! Lendo sua historia de vida com a gastronomia eu tenho certeza que você vai inspirar muitas pessoas. ♥

    só sucesso

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © Toca Geeky | Universo Geek, Lifestyle e muita criatividade!. Made with by OddThemes . Distributed by Weblyb